terça-feira, 23 de agosto de 2011

 SUBMARINO VERDE E AMARELO - VOL. 1

Juntar um monte de gente famosa pra fazer covers dos Beatles tem cheiro de caça-níquel. E é mesmo, só que por uma boa causa: arrecadar fundos pra AMINCA - Associação dos Amigos do Instituto Nacional do Câncer. O evento foi um show realizado no Rio, em 14 de julho de 1999, e vertido em CD quase um ano depois. Vale lembrar que algumas participações foram gravadas em estúdio, por causa da agenda de alguns dos nomes que fizeram questão de dar sua contribuição ao projeto. Nomes de ponta do pop-rock e da MPB interpretaram suas músicas preferidas, que não são necessariamente as mais famosas, mas pra quem é beatlemaníaco, isso pouco importa. O álbum tem 12 faixas que, com poucas exceções, prestam uma homenagem de respeito aos Beatles. Tá certo que em alguns momentos, dá saudade das versões originais, mas no geral, o CD cumpre o que propõe: muita diversão entre amigos, que é o que rolou na gravação do evento. O especial de TV correspondente foi exibido no início do ano no canal pago Multishow (exclusivo da NET) e tem duas preciosidades que infelizmente ficaram de fora do CD: a versão meio surf music de Rodolfo (dos Raimundos) pra I Wanna be Your Man, clássico que já foi gravado pelos Rolling Stones e que era cantado originalmente por Ringo Starr. Outra ausência imperdoável é a versão de Gilberto Gil pra Something, uma das mais belas composições de George Harrison e que também só apareceu no especial de TV. Emocionantes são as versões de The Long and Winding Road, por Zizi Possi e Because, por João Bosco. Ob-la-di Ob-la-da, por Samuel Rosa (Skank) e Penny Lane, por Flávio Venturini, também ficaram geniais. Fernanda Takai (Pato Fu), fã incondicional do quarteto de Liverpool, comparece com Till There Was You, uma das únicas músicas do CD que não foi composta por Lennon & McCartney, mas que foi um dos grandes sucessos do grupo.
Em todas as faixas, brilha o co-produtor João Barone (Paralamas) que mostra porque é considerado um dos maiores bateristas dos país. Duas das faixas têm a participação de todos no palco, em performance histórica. Quem viu o show, pôde conferir Zélia Duncan e Cássia Eller duelando seus belos vozeirões e tendo a companhia de backing vocals de respeito como Rodolfo, Frejat, Fernanda Takai e Samuel Rosa. Com muita categoria, o projeto reuniu artistas de diversos estilos, épocas e formações com uma coisa em comum: a paixão pela banda de rock que mudou a história do século XX.

01 - Ob-la-di Ob-la-da - Samuel Rosa
02 - Revolution - Roberto Frejat
03 - Golden Slumbers - Cássia Eller
04 - Nowhere Man (beto Guedes
05 - Martha My Dear - Zélia Duncan
06 - Penny Lane - Flávio Venturini
07 - Till There Was You - Fernanda Takai
08 - The Long And Winding Road - Zizi Possi
09 - All You Need Is Love - Todos
10 - Twist And Shout - Todos
11 - In My Life - Zé Ramalho
12 - Because - João Bosco

SUBMARINO VERDE E AMARELO - VOL. 2

O quê Jota Quest, Ivan Lins e Lobão têm em comum? Além de serem músicos respeitados em suas áreas, todos são fãs dos Beatles.
Dando seqüência ao projeto Submarino Verde e Amarelo, uma nova leva de artistas reuniu-se para um show memorável exibido no canal pago Multishow. O registro foi lançado em fevereiro e tem mais canções conhecidas do grande público do que o primeiro. Tanto roqueiros da geração anos 80 e 90 quanto nomes de ponta (e outros esquecidos) da MPB marcaram presença, numa reunião improvável de grandes talentos.
Logo na entrada, destaque para Jota Quest e sua versão cheia de gás para “I Want to Hold Your Hand”. Quem mais surpreendeu foi dupla Kleiton & Kledir (que deve fazer roqueiros torcerem o nariz), com uma das versões mais simpáticas do CD, a música “Hello, Goodbye”. Rosa Marya, a voz mais poderosa do cast do show, quase estraga “Let it Be” ao exagerar demais em floreios vocais, deixando sua versão meio cansativa. Já Ivan Lins dá um show de emoção em sua interpretação ao piano de “Yesterday”, a canção mais regravada de todos os tempos. Os titânicos Branco Mello e Nando Reis fazem suas partes com discrição, assim como o ex-colega Arnaldo Antunes. “Norwegian Wood” (por Zé Renato) e “The Fool on The Hill” (com Paulinho Moska) ganharam versões esmeradas que fazem bonito mesmo se comparadas às versões originais. O Roupa Nova, grupo de MPB e pop que é presença constante em trilhas de novelas da Globo, encerrou o show com uma versão de “Hey Jude” arrepiante. A canção começa com os seis integrantes cantando a capella e, no final, junto com a entrada dos instrumentos, todos os astros sobem ao palco para cantar o refrão. Um encerramento realmente épico.

01 - I Want To Hold Your Hand - Jota Quest
02 - I Saw Her Standing There - Roger
03 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - Toni Platão
04 - Let It Be - Rosa Maria Colin
05 - Hello Goodbye - Kleiton E Kledir
06 - The Fool On The Hill - Paulinho Moska
07 - Get Back - Branco Mello
08 - Yesterday - Ivan Lins
09 - Norwegian Wood - Zé Renato
10 - I'm So Tired - Nando Reis
11 - Don't Let Me Down - Arnaldo Antunes
12 - Help - Ana Carolina
13 - Across The Universe - Jane Duboc
14 - Helter Skelter - Lobão
15 - Hey Jude - Roupa Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário