quarta-feira, 24 de agosto de 2011

YELLOW SUBAMARINE ESPECIAL 42 ANOS

14 de setembro de 1999. Foi a data escolhida para o relançamento do filme YELLOW SUBMARINE, juntamente com a trilha sonora remasterizada.
O mais atípico dos discos dos Beatles, foi lançado como sendo a trilha sonora do desenho animado de mesmo nome. Porém, os Beatles pouco tiveram a ver com este projeto. A grande maioria das músicas ouvidas no filme são antigas e já conhecidas, e das inéditas, algumas são sobras não aproveitadas de discos anteriores. Por essa razão, o LP possui apenas 4 músicas inéditas, 2 já lançadas anteriormente, e um lado do disco inteirinho destinado a George Martin e sua orquestra.
A idéia do que seria o 3º filme para o cinema dos Beatles surgiu logo após a conclusão de 'Help!', e em 1967, o trabalho de pré-produção começou, baseado na música 'Yellow Submarine' e no álbum 'Sgt. Pepper's. O filme foi produzido por Al Brodax, com roteiro de Lee Minoff. Fora uma breve aparição dos Beatles nos últimos minutos do filme, o trabalho do grupo foi de apenas ceder as músicas. Mesmo as vozes do desenho são dubladas por atores, e não por eles. Originalmente o álbum deveria ser lançado em Dezembro de 68, mas só saiu em Janeiro de 69. O LP apenas alcançou o 3º lugar nas paradas. Em 1999 o Filme foi remasterizado e lançado em DVD, e para acompanhá-lo, a trilha sonora foi relançada com o título de 'Yellow Submarine Songdtrack', com todas as músicas incluídas e remixadas, deixando a trilha de George Martin de fora.
Em 1966, os Beatles lançaram a música Yellow Submarine no álbum Revolver. Em 1967, Lee Minoff escreveu uma história baseada em letras de algumas músicas dos Beatles. A história foi transformada em filme junto com Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal. Bordax produziu o desenho animado que teve como diretor George Dunning. O produtor musical dos Beatles, George Martin também participou com composições próprias. As músicas instrumentais de George Martin foram adicionadas a trilha sonora.
A história do desenho animado era sobre Pepperland, um paraíso situado a oitenta mil léguas submarinas cercado de cor e música. Os Blue Meanies (Malvados Azuis) invadiram Pepperland para acabar com a música. Os Beatles embarcam no submarino amarelo com o intuito de salvar Pepperland. Até chegarem a Pepperland, viajam passando por The Sea of Time (onde cantam "When I'm Sixty-Four") The sea of science (onde cantam "Only a Northern Song"), The sea of Monsters, The sea of nothing (onde cantam "Nowhere Man") e The sea of holes. Ao final os Beatles tocam tocam como a banda Sgt. Pepper's e devolvem a música, a cor e a alegria a Pepperland.
O álbum com a trilha sonora foi lançado 6 meses após o filme. E continha somente algumas músicas presentes no filme e mais as composições de George Martin. Em 1999, o desenho animado foi reeditado digitalmente e foi lançado o álbum Yellow Submarine Soundtrack desta vez com todas as músicas dos Beatles presentes no filme sem as músicas de George Martin.
Quando a King Features fez alguns curtas animados baseado nos Beatles (no auge da Beatlemania), tiveram carta branca de Brian Epstein para fazer um longa metragem sobre os Beatles baseados em "Fantasia", obra-prima de Walt Disney. Mas, devido à rotina de trabalho intensa, o projeto sempre acabava adiado. Depois da morte de Brian, a empresa cobrou que fosse cumprido o contrato. Os Beatles abriram a “Apple Films” subdivisão da Apple e decidiram resolver esse problema dando 6 músicas para a trilha sonora, mais todo seu catálogo de músicas para ser usado no filme e George Martin se prontificou a fazer a trilha musical. Os Beatles não gravaram as vozes para o desenho e nem sequer acompanharam o roteiro e produção. Segundo George Harrison: “Tivemos um ou dois encontros com eles, não estávamos a par da produção, e quase não nos envolvemos.” Mesmo as vozes do desenho são dubladas por atores, e não por eles. O filme é recheado de músicas e cores psicodélicas e é considerado um marco na animação.
Quando viram o resultado final, os Beatles adoraram e se arrependeram de não terem feito as vozes originais. Agendaram uma reunião para relançar com suas vozes, mas nessa altura, não havia mais tempo. Então foi inserida a cena onde aparecem de verdade, em "carne e osso" nos minutos finais, em uma conversa voltada ao público que assistia ao filme nos cinemas, e encerrando com “All Together Now”.
No dia 17 de julho de 1968, aconteceu a premiere do filme Yellow Submarine no London Pavillion e os quatro Beatles compareceram com as suas esposas.


2 comentários:

  1. Tenho um grande amigo beatlemaníaco que desconsidera yellow submarine como uma grande obra dos beatles...bobagem ! Sempre tive grandes discussões com ele sobre o assunto,exatamente por discordar e achar o projeto o máximo.
    Dizia-lhe que as coisas simples são as mais lindas e mais difíceis de se fazer,e os beatles conseguiram tudo isso.
    O blog yellow submarine esta estupendo Edu, demais demais...!
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. yellow submarine e um marco e essa postagem também.

    ResponderExcluir