terça-feira, 23 de agosto de 2011

YELLOW SUBAMARINE SONGTRACK - 1999

YELLOW SUBMARINE SONGTRACK - 1999
DOWNLOAD:

Trinta anos depois do lançamento original do filme, foi decidido que ele seria restaurado e também seria feita a digitalização da trilha sonora. Este álbum é o resultado dessa remasterização. Lançado em 1999, "Yellow Submarine Songtrack" foi o primeiro disco dos Beatles a passar por remixagem digital e, ainda mais significativo, a trilha sonora que ocupava o lado B foi descartada em favor da maioria das músicas usadas no filme e não incluídas no LP original. Esta remixagem das faixas é, sem dúvida, o grande destaque desse lançamento. Na época em que os Beatles gravaram estas músicas, eles tinha acesso apenas a gravadores de quatro canais; Por volta do final da década de 1990, a tecnologia digital e a gravação em 24, 32 e até mesmo 48 canais possibilitou a remasterização do material dos Beatles, que em muitos casos revelou detalhes até então ocultos nas profundezas sonoras. A diferença mais óbvia para o ouvinte que compara essas gravações com as originais é a ausência da peculiar intercalação dos canais esquerdo e direito do estéreo, que colocava alguns vocais apenas em um canal. As novas mixagens centralizam os vocais e "espalham" os instrumentos ao redor. "Yellow Submarine Songtrack" entrou nas paradas britânicas em 25 de setembro de 1999 e lá permaneceu por cinco semanas, chegando a tingir a oitava posição. O álbum chegou aos 20 Mais da revista Billboard, ocupando a 15ª posição por 15 semanas, com vendas de mais de meio milhão de cópias em menos de dois meses no mercado.
01 - YELLOW SUBMARINE (Lennon & McCartney)
Aqui o vocal de Ringo ocupa o centro do estéreo, ao contrário do que acontece na mixagem original, e há mais profundidade em muitos efeitos estereofônicos.

02 - HEY BULLDOG (Lennon & McCartney)
A versão remixada deste rock, uma das músicas compostas para o filme, destacou ainda mais a sensacional linha de baixo de Paul McCartney.

03 - ELEANOR RIGBY (Lennon & McCartney)
O impacto do quarteto de cordas é ainda mais impressionante do que antes.
04 - LOVE YOU TO (Harrison)
O acompanhamento musical com instrumentos indianos obteve melhor definição nesta mixagem. Pela primeira vez, é possível distinguir o que cada músico está tocando.
05 - ALL TOGETHER NOW (Lennon & McCartney)
As palmas e a percussão ganham nova dinâmica, enquanto os vocais de Paul e John soam mais coesos.

06 - LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS (Lennon & McCartney)
Esta é a faixa com sonoridade mais parecida à do álbum original.

07 - THINK FOR YOURSELF (Harrison)
Aqui, a formação básica dos Beatles com o som que realmente produziam, com vocais, baixo, bateria e giutarras exibindo sonoridades claramente distintas, mas ao mesmo tempo incrivelmente integradas.
08 - SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND (Lennon & McCartney)
A passagem entre o final de "Pepper" e o início de "A Little Help" é mais bem amarrada. As vozes de Paul e Ringo foram colocadas no centro, o que suaviza a transição de uma música para a outra.

09 - WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS (Lennon & McCartney)
Muito poucas diferenças em relação à faixa original, exceto pelo vocal de Ringo, colocado no centro.
10 - BABY YOU'RE A RICH MAN (Lennon & McCartney)
Eternamente considerada uma das canções mais descuidadas dos Beatles, este lado B da icônica "All You Need Is Love" siava um tanto confuso nas extremidades. Esta caprichada remixagem em estéreo a coloca, porém, em outro patamar.
11 - ONLY A NORTHERN SONG (Harrison)
Outra música anteriormente mixada em mono que ganhou novas cores com a remasterização em estéreo.
12 - ALL YOU NEED IS LOVE (Lennon & McCartney)
Clássico dos Beatles que ganha novas sonoridades com a melhor definição do som das trompas, das cordas... de tudo, enfim.
13 - WHEN I'M SIXTY-FOUR (Lennon & McCartney)
Precisou apenas de poucos retoques.
14 - NOWHERE MAN (Lennon & McCartney)
Aqui também, os arranjos mais simples dos tempos anteriores a Revolver abrem menos espaços para grandes melhorias. O som, porém, ficou indiscutivelmente mais limpo, e os efeitos ganharam mais contrastes.
15 - IT'S ALL TOO MUCH (Harrison)
Gravação complexa que se beneficiou do som mais limpo e definido proporcionad pela remasterização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário