terça-feira, 23 de agosto de 2011

YELLOW SUBMARINE - A TRILHA SONORA ORIGINAL

DOWNLOAD:

Em contraste com a recepção do filme pela crítica, o álbum com a trilha sonora de "Yellow Submarine" é considerado o disco mais fraco dos Beatles e o único a não alcançar o 1° lugar nas paradas nos EUA e no Reino Unido. O álbum não é considerado pelos Beatles como um disco de estúdio, já que somente as seis músicas do lado A são do grupo e apenas quatro delas são inéditas e ainda assim foram gravadas entre 1967 e 1968. o lado B foi todo destinado à orquestra regida por George Martin.
 

O contrato para o filme e o álbum, assinado por Bian Epstein, estipulava que os Beatles deveriam produzir pelo menos três gravações inéditas para a trilha sonora. A banda não gostou da decisão de Epstein e inicialmente não teve o menor interesse pelo projeto, por isso, decidiram colocar nela músicas que normalmente não pensariam em lançar. Mesmo assim, uma delas, "Baby You're A Reach Man", gravada para o lançamento neste disco, foi lançada seis meses antes como lado B do copacto "All You Need Is Love".
As quatro músicas relutantemente oferecidas pelos Beatles para uso no filme, "Only A Northern Song", "All Together Now", "Hey Bulldog" e "It's All Too Much", eram consideradas sobras pela banda. A ideia inicial era lançar as quatro em um compacto duplo, mas por fim,  decidiram que um álbum venderia melhor. Por isso, este acabou sendo um disco com apenas um lado feito pela banda, já que o outro lado trazia a música incidental do filme orquestrada por George Martin.
"Yellow Submarine" (Lennon/McCartney)
Paul McCartney morava com Jane Asher e foi lá que ele teve a inspiração para a música. “Eu procurava algo para Ringo cantar, então decidi fazer uma canção simples com poucas notas e vocal simétrico. Comecei a bolar toda a história sobre um marinheiro e seu submarino colorido, que depois passei para um submarino amarelo.” Paul estava tentando completar a primeira de muitas ideias irreverentes que teria: Um tema infantil.
A gravação da música foi um dia de festa no estúdio 2 do Abbey Road, quando Neil Aspinall e Mal Evans, os roadies e companheiros de banda, saquearam o “trap room”, uma sala cheia de tranqueiras do escritório e trouxeram sinos de navio, correntes, sinos de mão do tempo da guerra, apitos, buzinas, latas, máquinas que imitam sons de vento e de tempestades e até uma banheira que foi enchida com água. Tudo para produzir os efeitos da música. Trouxeram Brian Jones dos Stones, Marianne Faithfull e Pattie Harrison (esposa de George) para chacoalhar tudo que podia fazer barulho. A música foi gravada em 1966 e também está no disco “Revolver”.
"Only a Northern Song" (Harrison)
George Harrison conseguiu ter um pouco mais de espaço nesse disco com 2 músicas no total de 6 (bom número pelas proporções). A música foi gravada em 1967 e ficou de fora do disco “Sgt Peppers”, segundo Geoff Emerick, pelos outros membros, por acharem que a música não servia aos propósitos da concepção do disco. Uma das músicas mais psicodélicas gravadas pelos Beatles, contando com trompetes distorcidos, um órgão com reverb, piano revertido e um xilofone. Um “mellotron” também pode ser ouvido e a música ganhou uma nova roupagem no “Anthology” e na reedição do disco “Yellow Submarine” em 1999. A letra é mais um desabafo e crítica de Harrison tanto sobre o preconceito e desrespeito ao povo de Liverpool (“É apenas Uma Canção do Norte”) quanto a empresa no qual Lennon & McCartney eram vinculados e omissos, a Northern Songs Published, e as canções de Harrison eram consideradas “músicas contratadas”. No refrão ele diz: “It doesn't really matter what cords I play/What words I say/Or time of day it is/As it's only a northern song” ou “Não importa os acordes que eu toco/Ou as palavras que digo/ Ou qual hora ou dia é hoje/É apenas uma canção da Northern Songs” ou “Apenas uma canção do Norte”.
"All Together Now" (Lennon/McCartney)
Esta canção composta por Paul (introdução e refrão) e John (middle-eight) foi mais uma música baseada em canções infantis. Paul imaginou marinheiros cantando enquanto trabalhavam numa embarcação: “Sail the ship/Chop the tree/Skip the rope/Look at me” ou “Remem o barco/Corte a árvore/Içar as cordas/Olhe pra mim”. A música foi gravada em 12 de maio de 1967 em apenas 6 horas. Em um ritmo de “skiffle”, Paul toca o baixo acústico enquanto John toca banjo, George toca harmônicos e faz os backings, buzinas de carros e Ringo com a bateria peculiar do estilo. A música aparece durante o filme e após com os Beatles em “live-action” cantando.
"Hey Bulldog" (Lennon/McCartney)
Rock & roll enxuto liderado por um riff de piano, composto por John e gravado em maio de 1968 durante as gravações do compacto de “Lady Madonna”. Geoff Emerick disse: “Durante aquelas gravações foi a última vez que vi eles tocando juntos, num sentimento dinâmico de entusiasmo e compaixão... Depois disso eles foram para Índia e tudo desmoronou”. A música iria se chamar “Hey Bullfrog” (em alusão a uma raça de cachorro que parecia um sapo), mas Paul ficou latindo sem parar e cantando “Bulldog”, então decidiram mudar o título. Paul McCartney não grava com seu famoso baixo Hofner por querer um som mais linear e pesado.
"It’s All Too Much" (Harrison)
Canção gravada pouco depois do lançamento de “Sgt. Peppers” em 1967, e pronta a entrar em “Magical Mystery Tour”, mas mais uma vez boicotada pelos companheiros de banda. A música foi gravada no estúdio “De Lane Lea” sendo uma das poucas músicas fora do estúdio Abbey Road. Com um ar psicodélico e uma microfonia inicial muito bem trabalhada lembrando a introdução de “I Feel Fine”, foi compactada para 06:28, mas a versão original tinha aproximadamente 8 minutos. Com George nas guitarras, órgão e baixo, John nas guitarras e Ringo na bateria (essa gravação não contou com Paul), a música é uma homenagem para Pattie, sua esposa e conta com algumas referências durante a música: “With your long blonde hair and your eyes of blue” extraído de “Sorrow” da banda The Merseys e as linhas de trompete são facilmente identificadas em “Prince of Denmark's March” ou “Trumpet Voluntary” de Jeremiah Clarke. No filme são exibidas frases diferentes da música, extraídas da versão de 8 minutos.
"All You Need Is Love" (Lennon/McCartney)
Essa música composta por John Lennon, quebrou uma grande barreira ao ser executada pela primeira vez no “Our World”, o primeiro link televisivo transmitido para mais de 26 países e visto por mais de 400 milhões de pessoas no dia 25 de junho de 1967. A BBC pediu que eles escrevessem uma mensagem para o mundo, e segundo a “Rolling Stone” essa é a melhor canção de todos os tempos (em algumas de suas listas). Há uma certa controvérsia se a música foi feita especialmente para a transmissão, George Martin e Ringo Starr acreditam que sim, porem Paul acha que “a música já estava lá, só esperando uma boa oportunidade.”
A canção é recheada de referências: a introdução francesa de “La Marseillaise”, “Greensleeves”, “In The Mood” de Glenn Miller executado com saxofones, “She Loves You” cantado espontaneamente por John Lennon, além das palavras “Yes, you can” e “Yesterday”, outra citação ao passado. George Martin ainda acrescenta passagens de “Brandenburg Concerto n° 2”. Durante a transmissão, Lennon estava tão tenso que Paul colocou uma rosa na orelha a fim de descontrair e relaxar John. Amigos e parentes participam dos corais: Mick Jagger, Kim McLagan, Keith Moon entre outros.
O lado B do disco são as trilhas musicais compostas e orquestradas pelo produtor da banda George Martin, sendo elas "Pepperland", "Sea of Time", "Sea of Holes", "Sea of Monsters", "March of The Meanies", "Pepper Land Laid Waste" e "Yellow Submarine in Pepperland" essa última com participação da dupla Lennon/McCartney. John Lennon odiou o trabalho feito por Martin e disse ser desnecessário usar o nome dos Beatles para produzir "aquela porcaria horrível, para impressionar amantes de música clássica". John também achava que Martin era mais um daqueles que queria ser o "quinto beatle" e injustamente referia-se a ele como "essas pessoas que acham que nos fizeram musicalmente”.

2 comentários:

  1. All Together Now foi gravada no mesmo dia que eu nássi só muda o ano,eu nássi no dia 12 de maio de 1995, e a musica foi gravada no dia 12 de maio de 1967.valeu EDU.

    ResponderExcluir